Mostra sua verdadeira cara Brasil!

29 jan

Uma das coisas que mais impressiona no país é a diferença cultural entre hoje e a de alguns anos atrás. É notório que as pessoas freqüentam bem menos os teatros, as bibliotecas vivem às moscas e as cidades históricas já não chamam mais tanta atenção como antigamente, apesar de ainda hoje serem marcos e motivo de orgulho pra todo o estado. Livros raramente são lidos, no máximo um Harry Potter ou alguma outra série de livros que viram mania no exterior. E a cultura do país? Onde fica?
Se a televisão é muito mais vista quando passando imagens de pessoas semi-nuas do que uma adaptação de Machado de Assis. O teatro só é bem visitado de verdade quando está tendo a chamada “Popularização”, onde é vendido o ingresso a apenas 10 reais. As pessoas vão às peças não para prestigiar o autor ou o elenco e sim pra aproveitar a promoção e depois encher a boca pra falar que foi um dia ao teatro. A censura, por exemplo, existe para enfeitar a tela dos cinemas, teatros e TV, por que, principalmente na televisão, nada é mais desrespeitado, ou vocês acham que na hora da novela das oito ou do reality show as mães vão tirar os filhos da sala? Ora, francamente.
Vivem reclamando que falta cultura na tevê, mas na verdade as pessoas procuram por tudo menos cultura.
Minha gente, por que não tentar viver num mundo com mais ideologia, do que de hipocrisia.

Anúncios

11 Respostas to “Mostra sua verdadeira cara Brasil!”

  1. Carol 29 de janeiro de 2010 às 10:40 #

    Muito rico e franco seu post. As pessoas hoje não se interessam mais por coisas culturais.A não ser que seja a cultura delas, por exemplo ir a um baile funk. Não é mesmo ?

  2. Elton Rosa 29 de janeiro de 2010 às 10:45 #

    Não vejo dessa forma, não! Na década de 70 o número de analfabatos era de de mais de 50% Ou seja, mas de 50% da população brasileira não lia, não ia a teatro, cinema…

    hj temos mais de 90% de pessoas alfabetizadas, claro, nem todas fazem tudo isso, mas aumentou a quantidade de pessoas que leem, vão ao teatro ao cinema, o que não ajuda muito é o preço!

    • brenoandrade 29 de janeiro de 2010 às 11:02 #

      A questão não é o analfabestismo ou falta de instrução, o caso citado no texto foi da hipocrisia da sociedade em geral em não dar valor aos incentivos culturais que lhes são oferecidos de diversas maneiras, o que não difere entre alfabetizados e não analfabetizados já que as pessoas (maioria) buscam por tudo menos por cultura!

  3. afonso 29 de janeiro de 2010 às 12:35 #

    condordo plenamente
    se brasileiro lesse mais e jogasse menos colheita feliz quem sabe teríamos um páis melhor

  4. Ana Camila 2 de fevereiro de 2010 às 15:25 #

    Acho a falta de insentivo a cultura no nosso país uma verdadeira sacanagem…
    Blog interessantíssimo
    texto muito bom…
    Beijos
    vou seguir!!

  5. Daniel Silva 2 de fevereiro de 2010 às 15:35 #

    fiz algo no meu blog a respeito disso, mas focado em música. é tudo verdade o que você disse.

    http://esteticamusical.blogspot.com/2010/01/sweden-rocks.html

    abraço

  6. Angela 3 de fevereiro de 2010 às 11:10 #

    A cultura brasileira não é muito valorizada, afinal de contas, quem gosta de ir em museus mal conservados, visitar pontos históricos pixados, ler livros de literatura se muitos são analfabetos funcionais, ou não tem condições de comprar um livro??

    A cultura está bem relacionada com aspectos sócio-econômicos. Quando o povo tiver condições de pagar uma entrada de uma peça de teatro para sua familia, acredito que essas coisas vão ser mais populares e menos elitizadas.

  7. pehx 3 de fevereiro de 2010 às 15:26 #

    legal teu blog mano

  8. afonso 4 de fevereiro de 2010 às 11:25 #

    o brasil tem tudo pra ser um ótimo lugar para se viver

    dá pra melhorar muito

    é só mudar essa cultura que tem aqui

    cultura no Brasil é : Bunda , Carnaval , Novela , e mais Bunda

    e o problema nem é são os governantes

    é o povo mesmo

    ¬¬

  9. Hermano 4 de fevereiro de 2010 às 12:35 #

    É melhor ler algo que se gosta uma vez e continuar lendo coisas até o final da vida. Do que ler um Machado de Assis e nunca mais ter saco e vontade de ler nada.

    Vivemos na era digital, com cinemas e DVDs, é muita ingenuidade querer que o teatro tenha a mesma importância tinha antigamente. É normal.

    O problema é que nossa educação está errada. Falida. Nos acostumamos a sermos pobres coitados, culpamos o estado, o governo e a TV. Todo mundo é ativista, muita gente faz protesto. Poucos varrem a própria calçada.

    No Brasil, até as minorias são na verdade a maioria. Todo mundo é impotente. Todo mundo sofre algum tipo de preconceito, por ser religioso, por ser ateu, por ser gay, por ser pobre, ser nerd, ser playboy, negro, gordo, velho, deficiente físico ou torcedor do flamengo ( na minha opinião a única coisa realmente digna de repúdio)

    Todo mundo vive à merce de vilões inventados, e poucos se dão conta de que o culpado é própria indiferença e intolerância do povo.

    Ideologias temos muitas… boas ações estão em falta.

    Mas tudo que eu disse… qualquer um pode dizer…é fácil.
    :]

    abç

    • brenoandrade 4 de fevereiro de 2010 às 14:05 #

      Vivemos na era digital sim, mas não concordo que é ingenuidade querer que o teatro, a cultura do país tenha a mesma importância de anos atrás, já que a mesma é rica e diversificada. Acho que falta maturidade e vontade de aprender das pessoas. :]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: